skip to Main Content
INTERNET VIA RÁDIO: CONHEÇA AS VANTAGENS

INTERNET VIA RÁDIO: CONHEÇA AS VANTAGENS

Basicamente, podemos dizer que a internet via rádio é um tipo de rede fixa que utiliza ondas de radiofrequência para emitir o sinal da conexão aos computadores – tanto para residências quanto para empresas e comércio.

Como o sinal é transmitido por ondas, não é necessária a instalação de cabeamento e fios e é justamente por isso que essa tecnologia tem se tornado uma opção bastante viável para muitos brasileiros, sobretudo aqueles que vivem no interior, em zonas rurais ou cidades pequenas.

A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo-benefício se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Este plano tende a oferecer boas velocidades de conexão, por valores muito mais acessíveis se comparados aos pacotes de fibra óptica, ADSL (Velox) ou de internet móvel 3G/4G. Assim, usuários domésticos que não dispõem de um grande orçamento podem fazer uso de um serviço de qualidade por valores que cabem no seu bolso.

 

  1. Cobertura

Com o uso de um conjunto de antenas, as conexões podem cobrir uma grande área – o que torna possível levar a Internet para lugares mais afastados, como áreas rurais, por exemplo. Na cidade, a conexão por rádio pode suprir bairros onde a rede por cabo de cobre está sobrecarregada.

Outra vantagem é a qualidade. A internet via rádio pode ter extrema qualidade se a instalação e a configuração forem feitas da forma correta por uma empresa devidamente especializada e homologada pela ANATEL.

 

  1. Sem telefone ou TV

Como funciona de forma independente, a Internet por rádio não necessita da instalação de telefone ou de TV a cabo. Ou seja, não há a necessidade de pagar por um serviço que você não vai utilizar ou cair na venda casada.

 

3. Manutenção

Quando instalada de forma adequada, a Internet via rádio tende a necessitar de pouca manutenção constante. A tecnologia não deve sofrer com problemas comuns da Internet cabeada, como o furto de fios, cortes no cabo com linha com cerol ou quando caminhões desavisados passam e arrebentam a via aérea tornando os reparos onerosos e demorados.

 

  1. Custo-benefício

Em geral, as operadoras de internet via rádio oferecem uma boa qualidade de sinal a preços bem mais competitivos do que os acessos tradicionais cabeados.

Dessa forma, uma das principais vantagens é a relação custo-benefício se compararmos com redes como fibra óptica, internet a cabo e internet móvel. Ou seja: por um valor muito mais baixo você pode obter acesso a internet de qualidade.

 

Pontos importantes antes da contratação:

  • Legalizada: procure saber se a empresa é legalizada junto a Anatel. Evite dor de cabeça ao deixar de contratar um provedor clandestino;
  • Sem interferência: pergunte ao técnico que for fazer a instalação se há algum tipo de problema de comunicação entre a antena residencial e a antena do provedor, como árvores, prédios e morros. As duas antenas devem ter contato visual limpo e claro.

Clique aqui e entre em contato conosco para obter mais informações sem compromisso sobre os nossos planos de acesso e valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *